As artes marciais chinesas, conhecidas como Kung Fu ou Wushu, são vários estilos de luta desenvolvidos na China ao longo dos séculos. As pessoas praticam artes marciais principalmente para fins de musculação ou defesa. Hoje, as artes marciais são aclamadas como um dos quatro tesouros nacionais da China, sendo os outros a medicina tradicional chinesa, a ópera de Pequim e a caligrafia. E hoje, eles ainda gozam de grande popularidade entre os chineses de diferentes grupos morais.
A Origem e História das Artes Marciais Chinesas
As artes marciais têm uma longa história, com raízes nas primeiras sociedades primitivas, onde os homens usavam paus e ferramentas de pedra para lutar contra feras selvagens. No processo, eles dominam algumas estratégias e técnicas básicas de combate. Com o advento da guerra, surgiram técnicas aprimoradas de combate pessoal. No período pré-Qin, os vassalos atribuíam grande importância ao cultivo e ao treinamento dos soldados, de modo que a arte da esgrima foi desenvolvida. Durante a Dinastia Han, Jue Di era um jogo competitivo semelhante ao boxe e muito popular na sociedade. Ao mesmo tempo, armas de ferro foram inventadas e usadas com algumas regras fixas. Durante a Dinastia Jin, regras que se esperava que os praticantes memorizassem e seguissem eram usadas para orientar a prática das artes marciais. Este é considerado o protótipo das artes marciais chinesas. Mais tarde, a Dinastia Tang testemunhou a era de ouro das artes marciais. Naquela época, a Imperatriz Wu Zetian adotou o sistema real de exame de artes marciais, o que causou o surgimento de um grupo de talentos nas artes marciais. De acordo com registros históricos, a história das famosas artes marciais Shaolin remonta ao início da Dinastia Tang. Durante a Dinastia Song, as artes marciais chinesas entraram em um estágio maduro de desenvolvimento. Praticar artes marciais para fins de preparação física tornou-se uma coisa importante para os aspirantes. Ela é uma espécie de clube de artes marciais que também entrou na vida das pessoas comuns. Nestes clubes, as pessoas se reúnem para aprender artes marciais. Ao mesmo tempo, as artes marciais começaram a se ramificar em outras seitas e escolas. Durante a Dinastia Yuan, foram estabelecidos centros de treinamento em artes marciais. Durante as dinastias Ming e Qing, as artes marciais tornaram-se cada vez mais populares entre as pessoas comuns, dando origem a uma série de seitas e escolas. Foi quando as artes marciais começaram a tomar forma.
Shaolin, Wudang e Emei são as três principais escolas de artes marciais.
O Kung Fu Chinês tem nomes diferentes em vários períodos. Por exemplo, nas Dinastias Xia, Shang e Zhou, era chamado de Boxe Yong, Hand Bo, Xiang Gao e Luta Livre; no Período da Primavera e Outono e no Período dos Reinos Combatentes, era chamado de Wushu, Xiangbo e luta manual; nos Qin, Han e Três Reinos era chamado de Wu Yi, Jiao Li e assim por diante. Nas dinastias Wei, Jin, do Sul e do Norte, era chamado de artes marciais, artes marciais, luta de sumô, boxe, etc.; na Dinastia Tang, era chamado de boxe, luta de teste, luta manual, luta mútua, etc.; na Dinastia Song, era chamado de artes marciais, artes marciais, luta mútua, luta de mão, boxe, luta de canto, etc.; na Dinastia Ming, era chamado de Bai Da, Shi Quan, Shi Yi, método de boxe, etc.; na Dinastia Qing, era chamado de Ba Shi, Dui Li, Dui Quan , Wu Yi; e depois da República da China É chamado de artes marciais nacionais, artes marciais, habilidades nacionais, Ba Shi, Ba Shi, Cao Bian Gua, Kung Fu, etc.
Embora os títulos acima variem dependendo da época, do ambiente geográfico e da origem cultural, e alguns nomes só possam ser encontrados em livros antigos e geralmente não apareçam com frequência, todos eles representam a evolução e o posicionamento do Kung Fu Chinês na história. Agora é chamado de Guoshu no meu país e Wushu no continente. Os nomes internacionais mais populares são Kung-Fu Chinês (Kung-Fu Chinês), Kuo-Shu Chinês (Artes Marciais) e Wushu (Wu-Shu).
Remontando à origem do Kung Fu Chinês, foi confirmado por registros em documentos antigos e escavações de objetos arqueológicos. Nos tempos pré-históricos, para obter as necessidades da vida e se adaptar às condições de sobrevivência dos mais aptos da natureza, as pessoas lutaram entre si e lutaram contra animais.Lutando, aprenderam gradativamente a usar socos, chutes, tropeços, agarramentos e outros movimentos. E em festivais ou rituais nas sociedades primitivas, muitas vezes há atividades como a dança Qianqi, a dança Dawu, a dança do arco e flecha, a dança da lança e a dança do chifre. Todas essas são formas de esportes combinadas com habilidades e movimentos de luta e são baseadas em canções. e danças.Mostrar vitória e glória nas artes marciais também é a origem mais antiga das "rotinas de artes marciais".
Além disso, após o surgimento da propriedade privada, as guerras entre tribos levaram ao desenvolvimento contínuo de técnicas de luta. A partir das esculturas de "Luta" com ferramentas de armazenamento na Dinastia Han Ocidental, elas mostram vividamente a cena da luta com as próprias mãos. Em uma batalha feroz pela sobrevivência, é necessário ter habilidades vencedoras de luta ofensiva e defensiva.
As artes marciais surgiram na China pelas mesmas razões que surgiram em outras culturas: para ajudar na caça e para proteger os inimigos. Ao mesmo tempo, as evidências de tecnologia militar, incluindo a associada a armas e soldados, remontam a milhares de anos na história da região.